terça-feira, 19 de março de 2013

Afinal o que é ser Mãe?

  Bem sei que hoje é dia do Pai, mas vou falar em particular nas Mães. Não é para contrariar, até porque muitos Pais poderão ver a sua situação reflectida neste texto. Há muito tempo que ando a rabiscar este post, não podia adiar mais.


 Existe uma diferença abismal entre ser Mãe (e ser Mãe com M grande) e ter filhos. Uma diferença tão grande como daqui até à China, ida e volta.
  Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não sou Mãe, ainda. Tenho esse sonho, tal como a maioria das mulheres. Depois existe uma minoria que tem filhos porque acontece, para fazer boa figura perante a sociedade e para agarrar namorados/maridos. É esta a realidade pura e dura dos tempos modernos.
  Apesar de não ser Mãe tenho dois grandes exemplos na minha vida: a minha Mãe e a minha Avó. Para além destes pilares essenciais na minha vida, vejo outros exemplos que deixam muito a desejar. É certo que cada uma será um exemplo, mas tal como em tudo nesta nossa vida, há coisas boas e outras menos boas. Ao longo dos últimos 26 anos (a contar com os 9 meses dentro da barriga da minha Mãe) tive uma protecção maternal fantástica. Em adolescente detestava ter uma Mãe galinha, sempre a empurrar-me para baixo da sua asa enorme capaz de me proteger de todo o mal, de todas as pessoas pessonhentas e horrorosas, de todos os medos. Hoje e para todo o sempre estou-lhe eternamente agradecida e vou ser um exemplo daquilo que ela foi, que a minha avó foi e lhe transmitiu.

  Depois temos as mães da minoria. E felizmente que se trata de uma minoria e não as podemos incluir na classe M mas sim na classe m. E foram vários exemplos dessas mães que me fizeram perceber que existe essa diferença de ser Mãe e ter filhos. Para ser Mãe não basta sofrer na hora do parto e já está. Ser Mãe é um trabalho contínuo e para todo o sempre. Ser Mãe é estar presente no primeiro sorriso, no primeiro passo, tirar a primeira fotografia sem dentes, levar à escola no primeiro dia e repreender quando necessário.

  Cada vez mais há Mulheres que estão mais preocupadas com a carreira do que com a família. São capazes de abdicar da sua relação familiar em prol de uma carreira bem sucedida. E a parte chata da situação é que nem sempre é bem sucedida. E matam-se a trabalhar, privam-se de momentos em família para nada! São capazes de estar semanas e semanas fora, e deixar os filhos com Pai, Avó ou Ama. Não vivem os filhos e são mães em part-time.

 Não sou Mãe, pois não. Mas sou filha e imagino as crianças que crescem sem a presença maternal. Presença essa que se constrói com mimos, passeios, fins-de-semana de brincadeira, aconchego na hora de dormir. E isso não se dá em apenas uma hora diária. É preciso mais, é preciso dar afectos e marcar presença em todos os momentos marcantes da vida da vossa família.

 Eu não sou Mãe, mas já ouvi barbaridades da boca de muitas que dizem ser. E garanto que o único nome que lhes pode ser atribuído é de progenitora. Ponto.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Temos um novo Papa

  Não poderia deixar de escrever umas breves palavras relativamente ao Papa que foi ontem apresentado aos fiéis e a todo o Mundo.
 Lembro-me quando foi de Bento XVI que eu estava na expectativa de conhecer o seguidor de João Paulo II. Senti-me desiludida com aquele que era apresentado como Papa. Confesso que não gostei da cara dele. Tinha uma figura muito austera. E ao longo do seu pontificado não consegui mudar de opinião.
  Ontem criei essa mesma expectativa e estive colada ao ecrã desde que o fumo branco anunciou que "Habemus Papam". E quando saiu Jorge Mario Bergoglio fiquei contente. Tem um ar amistoso, sereno e transmite aquilo que apenas João Paulo II me conseguia transmitir. Uma paz enorme e cujo sorriso reconforta. Gostei do nome que adoptou para esta nova fase da sua vida que começa e espero que seja sinal que uma grande mudança na igreja esteja prestes a acontecer.

 Algumas curiosidades sobre o Papa Francisco e toda a fase de escrutínio até à sua eleição.

 Ontem foi dia 13.
 Do ano 2013
 Papa Francisco tem 13 letras
 Para argentino tem 13 letras
 13/03/2013 - 1+3+0+3+2+0+1+3= 13
 A sua idade - 76 (7+6=13)

 Espero realmente que todas estas curiosidades signifiquem que algo está prestes a mudar e acredito que o Papa Francisco seja o responsável por uma reforma na maneira de pensar e lidar com certos temas nomeadamente o uso de contraceptivos e a homossexualidade.





segunda-feira, 11 de março de 2013

É favor fechar a matraca!

 Eu tenho uma paciência de santa. Tenho um mestrado em "lidar com pessoas estúpidas" e um doutoramento em "Controla-te para não as mandar à merda". É assim mesmo, com cada letrinha e palavra menos própria.
Como eu costumo dizer, deve ser alguma coisa que há na água da torneira e faz as pessoas ficarem com o dom de só dizerem merda! Há um remédio santo para as pessoas que sofrem desse mal: umas gotinhas de "fechem a matraca". É tiro e queda...